Memória Heloísa Marinho (1903 – 1994)

Formada e doutorada na Universidade de Chicago – que era a universidade mais progressita da época – Heloisa Marinho foi catedrática de psicologia educacional do Instituto de Educação.

Educadora, psicóloga e filósofa, nasceu em São Paulo (1903), mas viveu e trabalhou no Rio de Janeiro (até 1994). É uma das mais importantes educadoras brasileiras.

Destacou-se como cientista do desenvolvimento da criança (pedologia) e como formadora de gerações de professoras – no Instituto de Educação do Rio de Janeiro e no Colégio Bennett.

Voltada especialmente para o estudo da linguagem, escreveu importante artigo em 1935 sobre “A Linguagem na Formação do Eu” além de muitas outras publicações. Pioneira, organizou o primeiro curso de formação de professoras da educação infantil e os cursos pós-normais de alfabetização e pedagogia especial.

Fazia parte do grupo Anísio Teixeira e de Lourenço Filho e obteve resultados expressivos com o método natural alfabetização da leitura e escrita no Rio de Janeiro e em Volta Redonda.

Ao se aposentar no IERJ, transferiu suas pesquisas e acervo para o instituto de pesquisas Heloisa Marinho (Iphem), fundado (1984), por ela, em parceria com o psiquiatra infantil Jairo Werner (UFF/UERJ). A partir da perspectiva interdisciplinar, o Iphem desenvolveu trabalhos de prevenção e recuperação do desenvolvimento e aprendizagem de crianças e adolescentes, na África, com crianças vítimas de guerra e no Brasil, em postos de saúde, hospitais e comunidades de periferia.

Até hoje o Iphem realizava várias atividades no campo da educação e da saúde.

Linha do Tempo

  • 1910: Teve início ao processo de escolarização no colégio metodista Americano de Petrópolis.
  • 1923: Concluiu o curso Normal do Colégio Bennett (Rio de Janeiro) como professora primária e também foi para o exterior a fim de prosseguir seus estudos.
  • 1928: Especializou-se em filosofia e psicologia pela Universidade de Chicago.
  • Entre 1929 e 1934: Quando voltou ao Brasil, deu aulas de psicologia no colégio Bennett. A partir desse período, tornou-se assistente do professor Lourenço Filho durante dois anos no Instituto de Educação do Rio de Janeiro (IERJ) em Psicologia Educacional.
  • 1942: Ocupou a função de professora catedrática de Psicologia Educacional do IERJ.
  • 1948-1949: Fez pós graduação em diversos cursos: pedagogia da leitura, psicologia e sociologia, além de ter feito doutorado em psicologia Educacional na Universidade de Chicago.
  • 1949: Retornou ao Brasil, envolvendo-se na organização de cursos destinados a formação superior de professores em educação pré-primária, fortalecendo o Curso de Estudos da Criança (CEA), que foi, inicialmente, fundado por Lourenço Filho.
  • Entre 1966 e 1970: Organizou o curso de Pedagogia Especial no IERJ.
  • 1976: Na sociedade Pestalozzi, fundou o Centro de Pesquisa Helena Antipoff
  • 1979: Fez parte do Núcleo de Desenvolvimento da Criança no Bennett.
  • 1984: Fundou o Instituto Heloísa Marinho juntamente com o doutor Jairo Werner Júnior.